Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
MICOTTI, MARIA CECÍLIA DE OLIVEIRA y CAPICOTTO, ADRIANA DIBBERN. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.366-392. Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6736.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva sobre a diversidade de resultados de quatro escolas públicas de uma mesma rede de ensino - duas escolas com as maiores e duas com as menores pontuações na Avaliação Nacional da Alfabetização 2014. Participaram da pesquisa docentes do ciclo de alfabetização que atuaram nessas escolas, no triênio 2012-2014. O instrumento utilizado para a coleta de dados consistiu em uma entrevista semiestruturada focalizada nos processos de ensino realizados, na formação docente e nas experiências profissionais. Os resultados revelam diferenças, quanto à ênfase na continuidade do processo de alfabetização no ensino em ciclos, favoráveis às escolas com os maiores desempenhos, apesar das semelhanças de nível socioeconômico dos alunos, tempo de experiência e formação, sobretudo contínua, das professoras.
Palabras clave : CICLO DE ALFABETIZAÇÃO; FORMAÇÃO DOCENTE; AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO.