SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DOCENTECONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA ESCRITA: FORMAÇÃO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LEITE, ANDRIELE FERREIRA MURI  e  BONAMINO, ALICIA MARIA CATALANO DE. DEFASAGEM IDADE-SÉRIE E LETRAMENTO CIENTÍFICO NO PISA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.393-420.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7103.

O artigo analisa a preparação científica de estudantes brasileiros participantes do Pisa (Programme for International Student Assessment - em português Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), considerando a defasagem idade-série. Foram realizadas uma análise exploratória dos resultados e uma regressão linear para investigar o efeito da variável repetência sobre o desempenho em ciências dos estudantes brasileiros. O estudo mostra que: os estudantes brasileiros estão em desvantagem em relação aos estudantes dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a maioria dos estudantes brasileiros não é capaz de realizar as tarefas mais simples estabelecidas pelo Pisa; a diferença entre estudantes brasileiros defasados e estudantes da OCDE alcança 150 pontos em algumas competências; apenas os estudantes brasileiros das séries finais do ensino médio atingem os níveis esperados pelo Pisa.

Palavras-chave : PISA; BRASIL; LETRAMENTO CIENTÍFICO; DEFASAGEM IDADE-SÉRIE.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )