SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77DISTORSIÓN DE GRADO Y EDAD Y LA COMPETENCIA CIENTÍFICA EN PISALA CARA OCULTA DE LA EVALUACIÓN EN ANGOLA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GORGULHO, ANA RITA; COSTA, NILZA  y  SANTOS, LEONOR. CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA ESCRITA: FORMAÇÃO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.421-445.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7667.

Neste artigo analisam-se conceções e práticas relatadas de 19 professores de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, como ponto de partida de uma oficina de formação. Numa abordagem qualitativa, privilegiou-se a análise de conteúdo dos dados de diversas fontes (questionário, reflexões em diário de bordo e registos da investigadora). Os principais resultados revelam que o ensino e a avaliação da produção escrita não estão totalmente ausentes das práticas destes professores, mas esta é ocasional e frequentemente não programada, resultando em constrangimentos. Crendo que lacunas de formação dos professores sobre avaliação têm influência nas conceções e práticas, defende-se que a formação contínua, partindo das necessidades dos professores, contribuirá para o seu desenvolvimento profissional.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ESCRITA; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE; AVALIAÇÃO CONTÍNUA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )