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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

GORGULHO, ANA RITA; COSTA, NILZA  e  SANTOS, LEONOR. CONCEÇÕES E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DA ESCRITA: FORMAÇÃO EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.421-445.  Epub 04-Jan-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7667.

Neste artigo analisam-se conceções e práticas relatadas de 19 professores de Língua Portuguesa em São Tomé e Príncipe, como ponto de partida de uma oficina de formação. Numa abordagem qualitativa, privilegiou-se a análise de conteúdo dos dados de diversas fontes (questionário, reflexões em diário de bordo e registos da investigadora). Os principais resultados revelam que o ensino e a avaliação da produção escrita não estão totalmente ausentes das práticas destes professores, mas esta é ocasional e frequentemente não programada, resultando em constrangimentos. Crendo que lacunas de formação dos professores sobre avaliação têm influência nas conceções e práticas, defende-se que a formação contínua, partindo das necessidades dos professores, contribuirá para o seu desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ESCRITA; SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE; AVALIAÇÃO CONTÍNUA.

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