SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue77CONCEPTS AND PRACTICES OF WRITING ASSESSMENT: TRAINING WORKSHOP IN SAO TOME AND PRINCIPEGIFTED INDICATORS SCREENING SCALE: CRITERION VALIDITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ISABEL, MIGUEL BOA; SANTOS, LUCÍOLA LICÍNIO  and  FERENC, ALVANIZE VALENTE FERNANDES. A FACE OCULTA DA AVALIAÇÃO EM ANGOLA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.446-471.  Epub Jan 04, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6816.

O objetivo deste artigo é analisar e compreender as práticas presentes nos processos da avaliação da aprendizagem em Angola. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de duas escolas secundárias da província de Cabinda. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas, observações e análise de documentos. A pesquisa evidencia que, apesar de os professores adotarem conceitos mais contemporâneos sobre avaliação, predominam na prática cotidiana as avaliações somativas em que as provas são também utilizadas como forma de controle da disciplina. Os dados mostram a permanência, nas escolas pesquisadas, de práticas de avaliação que envolvem a troca de notas por dinheiro, embora, por diferentes razões, essas práticas estejam diminuindo.

Keywords : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ANGOLA; AVALIAÇÃO SOMATIVA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )