Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
NAKANO, TATIANA DE CÁSSIA y PRIMI, RICARDO. TRIAGEM DE INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: VALIDADE DE CRITÉRIO. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.472-495. Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.6794.
O estudo buscou investigar as evidências de validade de critério de um instrumento intitulado Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (AH/S). A escala, respondida pelo professor, avalia o desenvolvimento do estudante em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico. A amostra foi composta por 568 participantes: 213 do grupo-controle e 355 do grupo-critério. Os resultados da análise de variância fatorial e do teste t de Student indicaram diferenças de médias significativas entre os grupos, confirmando o tipo de evidência de validade investigada. A regressão logística também foi conduzida visando identificar o quanto a pontuação em cada área específica da escala conseguiria prever a área de identificação do indivíduo com AH/S.
Palabras clave : ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO; VALIDADE ESTATÍSTICA; CONSTRUÇÃO DE TESTE; AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA.