SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número77CLASIFICACIÓN DE INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTACIÓN: VALIDEZ DE CRITERIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

RONDINI, CARINA ALEXANDRA. ADOLESCENTE NO CONTEXTO DAS ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.77, pp.496-518.  Epub 04-Ene-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7051.

Trata-se de estudo de caso, objetivando-se pôr à prova a suspeita de características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em um adolescente de 12 anos, do sexo masculino, realizando-se dez sessões de avaliação psicopedagógica. Após anamnese detalhada com a mãe e com o adolescente, foram empreendidos testes psicopedagógicos e um de eficiência intelectual, aplicado por uma psicóloga colaboradora, como forma de avaliação multirreferencial e multimétodos. O adolescente foi avaliado com bons recursos intelectuais; todavia, características de AH/SD foram vistas apenas pela mãe, e não pelos professores participantes. Acompanhamento assistido em atividades e oferecimento de enriquecimento curricular nas áreas de seu interesse (dentro ou fora da sala de aula) e no nível de seu desempenho foram prescritos.

Palabras clave : AVALIAÇÃO ASSISTIDA; ALUNO COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO; INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )