SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue78ARE THE TESTS OF THE NATIONAL EXAM OF UPPER SECONDARY EDUCATION UNIDIMENSIONAL? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

TRAVITZKI, RODRIGO; ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ; MENEGHETTI, DOUGLAS DE RIZZO  and  CATALANI, ÉRICA MARIA DE TOLEDO. TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO DA PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.525-553.  Epub June 09, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216.

Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil - Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.

Keywords : TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA; PROVINHA BRASIL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )