SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78¿LAS PRUEBAS DEL EXAMEN NACIONAL DE LA SECUNDARIA SUPERIOR SON UNIDIMENSIONALES? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

TRAVITZKI, RODRIGO; ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ; MENEGHETTI, DOUGLAS DE RIZZO  y  CATALANI, ÉRICA MARIA DE TOLEDO. TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO DA PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.525-553.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216.

Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil - Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.

Palabras clave : TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA; PROVINHA BRASIL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )