SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO SÃO UNIDIMENSIONAIS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

TRAVITZKI, RODRIGO; ALAVARSE, OCIMAR MUNHOZ; MENEGHETTI, DOUGLAS DE RIZZO  e  CATALANI, ÉRICA MARIA DE TOLEDO. TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO DA PROVINHA BRASIL - LEITURA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.525-553.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.7216.

Este artigo descreve um Teste Adaptativo Informatizado (TAI) da Provinha Brasil - Leitura, com base na Teoria da Resposta ao Item. Detalham-se o funcionamento e o desenvolvimento do algoritmo. O TAI foi aplicado com o uso de tablets a 1.983 alunos dos 1o e 2o anos do ensino fundamental, em 15 escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os resultados confirmam a qualidade dos itens da Provinha Brasil, do trabalho realizado nas escolas e, sobretudo, do TAI. Em relação à gestão do tempo de prova, conclui-se que há uma associação positiva entre proficiência e tempo, mas só até certo ponto; os alunos tendem a demorar mais nos itens mais difíceis; essa tendência é mais intensa nos alunos mais proficientes, confirmando a hipótese de que eles tendem a gerir melhor o tempo de prova.

Palavras-chave : TESTE ADAPTATIVO INFORMATIZADO; AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA; PROVINHA BRASIL; TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )