SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue78ARE THE TESTS OF THE NATIONAL EXAM OF UPPER SECONDARY EDUCATION UNIDIMENSIONAL?EMPIRICAL EVIDENCE OF THE IMPACT OF LITERACY ON ECONOMIC GROWTH author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SCORZAFAVE, LUIZ GUILHERME; FARIA, ERNESTO MARTINS  and  ALVES, BRUNA. O QUE DIFERENCIA ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.577-599.  Epub June 09, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6931.

O artigo identifica escolas de anos finais do ensino fundamental no Brasil com bons resultados escolares e que atendem alunos de baixo nível socioeconômico. Foram identificadas 329 escolas que atendiam os critérios propostos (baseados em proficiência e evasão escolar) em 2015. Por meio de análise de diferenças em diferenças, foram investigados fatores associados ao melhor desempenho dessas escolas. Os resultados mostram que elas apresentam menores índices de violência, mais crença dos professores no potencial futuro dos alunos, menor indisciplina, mais alunos que fazem lição de casa, maior correção dessas tarefas e menor absenteísmo discente. Salário, formação e experiência de professores/diretores não foram diferentes entre as escolas que se destacaram e as demais.

Keywords : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; EQUIDADE EM EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )