SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78¿LAS PRUEBAS DEL EXAMEN NACIONAL DE LA SECUNDARIA SUPERIOR SON UNIDIMENSIONALES?EVIDENCIAS EMPÍRICAS DEL IMPACTO DE LA ALFABETIZACIÓN SOBRE EL CRECIMIENTO ECONÓMICO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SCORZAFAVE, LUIZ GUILHERME; FARIA, ERNESTO MARTINS  y  ALVES, BRUNA. O QUE DIFERENCIA ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.577-599.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6931.

O artigo identifica escolas de anos finais do ensino fundamental no Brasil com bons resultados escolares e que atendem alunos de baixo nível socioeconômico. Foram identificadas 329 escolas que atendiam os critérios propostos (baseados em proficiência e evasão escolar) em 2015. Por meio de análise de diferenças em diferenças, foram investigados fatores associados ao melhor desempenho dessas escolas. Os resultados mostram que elas apresentam menores índices de violência, mais crença dos professores no potencial futuro dos alunos, menor indisciplina, mais alunos que fazem lição de casa, maior correção dessas tarefas e menor absenteísmo discente. Salário, formação e experiência de professores/diretores não foram diferentes entre as escolas que se destacaram e as demais.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; EQUIDADE EM EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )