Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
SCORZAFAVE, LUIZ GUILHERME; FARIA, ERNESTO MARTINS e ALVES, BRUNA. O QUE DIFERENCIA ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.577-599. Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6931.
O artigo identifica escolas de anos finais do ensino fundamental no Brasil com bons resultados escolares e que atendem alunos de baixo nível socioeconômico. Foram identificadas 329 escolas que atendiam os critérios propostos (baseados em proficiência e evasão escolar) em 2015. Por meio de análise de diferenças em diferenças, foram investigados fatores associados ao melhor desempenho dessas escolas. Os resultados mostram que elas apresentam menores índices de violência, mais crença dos professores no potencial futuro dos alunos, menor indisciplina, mais alunos que fazem lição de casa, maior correção dessas tarefas e menor absenteísmo discente. Salário, formação e experiência de professores/diretores não foram diferentes entre as escolas que se destacaram e as demais.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; EQUIDADE EM EDUCAÇÃO.