SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78AS PROVAS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO SÃO UNIDIMENSIONAIS?EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DO IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SCORZAFAVE, LUIZ GUILHERME; FARIA, ERNESTO MARTINS  e  ALVES, BRUNA. O QUE DIFERENCIA ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.577-599.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6931.

O artigo identifica escolas de anos finais do ensino fundamental no Brasil com bons resultados escolares e que atendem alunos de baixo nível socioeconômico. Foram identificadas 329 escolas que atendiam os critérios propostos (baseados em proficiência e evasão escolar) em 2015. Por meio de análise de diferenças em diferenças, foram investigados fatores associados ao melhor desempenho dessas escolas. Os resultados mostram que elas apresentam menores índices de violência, mais crença dos professores no potencial futuro dos alunos, menor indisciplina, mais alunos que fazem lição de casa, maior correção dessas tarefas e menor absenteísmo discente. Salário, formação e experiência de professores/diretores não foram diferentes entre as escolas que se destacaram e as demais.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL; EQUIDADE EM EDUCAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )