SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue78HETEROGENEITY OF THE IMPACT OF CHILD LABOR ON SCHOOL PERFORMANCE IN PARANÁINDICATORS OF ENROLLMENT OF SPECIAL EDUCATION STUDENTS IN SAO PAULO STATE (BRAZIL) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, JEANNY MEIRY SOMBRA  and  ALMEIDA, LAURINDA RAMALHO DE. AVALIAÇÃO E POLÍTICAS DE RESULTADOS: CONDICIONANTES DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.651-673.  Epub June 09, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624.

Este artigo traz recortes de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi conhecer e analisar as práticas formativas empregadas por coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os sujeitos participantes foram 402 coordenadores dos ensinos fundamental e médio e foram utilizados como procedimentos metodológicos os métodos mistos (survey, observação e entrevista narrativa), que permitiram combinar olhares quantitativos e qualitativos à pesquisa. Dentre outros aspectos, o estudo revelou que as demandas políticas para alcance de metas e resultados das avaliações exercem influência na atuação do coordenador pedagógico na escola e condicionam as ações de formação docente.

Keywords : AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; POLÍTICA EDUCACIONAL; COORDENADOR PEDAGÓGICO; FORMAÇÃO DOCENTE.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )