SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78HETEROGENEIDAD DEL IMPACTO DEL TRABAJO INFANTIL EN EL RENDIMIENTO ESCOLAR DE PARANÁINDICADORES DE MATRÍCULAS DEL PÚBLICO-META DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL ESTADO DE SAN PABLO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, JEANNY MEIRY SOMBRA  y  ALMEIDA, LAURINDA RAMALHO DE. AVALIAÇÃO E POLÍTICAS DE RESULTADOS: CONDICIONANTES DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.651-673.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624.

Este artigo traz recortes de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi conhecer e analisar as práticas formativas empregadas por coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os sujeitos participantes foram 402 coordenadores dos ensinos fundamental e médio e foram utilizados como procedimentos metodológicos os métodos mistos (survey, observação e entrevista narrativa), que permitiram combinar olhares quantitativos e qualitativos à pesquisa. Dentre outros aspectos, o estudo revelou que as demandas políticas para alcance de metas e resultados das avaliações exercem influência na atuação do coordenador pedagógico na escola e condicionam as ações de formação docente.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; POLÍTICA EDUCACIONAL; COORDENADOR PEDAGÓGICO; FORMAÇÃO DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )