SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78HETEROGENEIDADE DO IMPACTO DO TRABALHO INFANTIL NO RENDIMENTO ESCOLAR DO PARANÁINDICADORES DE MATRÍCULAS DO PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DE SÃO PAULO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, JEANNY MEIRY SOMBRA  e  ALMEIDA, LAURINDA RAMALHO DE. AVALIAÇÃO E POLÍTICAS DE RESULTADOS: CONDICIONANTES DA ATUAÇÃO DO COORDENADOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.651-673.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7624.

Este artigo traz recortes de uma pesquisa de doutorado cujo objetivo foi conhecer e analisar as práticas formativas empregadas por coordenadores pedagógicos das escolas públicas da rede estadual de ensino na cidade de São Paulo. Os sujeitos participantes foram 402 coordenadores dos ensinos fundamental e médio e foram utilizados como procedimentos metodológicos os métodos mistos (survey, observação e entrevista narrativa), que permitiram combinar olhares quantitativos e qualitativos à pesquisa. Dentre outros aspectos, o estudo revelou que as demandas políticas para alcance de metas e resultados das avaliações exercem influência na atuação do coordenador pedagógico na escola e condicionam as ações de formação docente.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; POLÍTICA EDUCACIONAL; COORDENADOR PEDAGÓGICO; FORMAÇÃO DOCENTE.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )