SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue78INDICATORS OF ENROLLMENT OF SPECIAL EDUCATION STUDENTS IN SAO PAULO STATE (BRAZIL)OUTLINE OF THE EVALUATIVE STATE IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

AMORIM, GABRIEL BRITO  and  FINARD, KYRIA REBECA. UMA MATRIZ DE (AUTO)AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.699-722.  Epub June 09, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7381.

O estudo apresenta uma proposta de matriz de (auto)avaliação do processo de internacionalização de instituições de ensino superior, pilotada em uma universidade federal brasileira. A matriz engloba 86 indicadores, distribuídos nos três pilares da universidade, a saber, nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão, analisadas em relação às categorias Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa, sugerindo três possíveis classificações: Internacionalizada, Engajada e Emergente. Os resultados da análise da matriz sugerem que ela representa uma contribuição relevante para a (auto)avaliação das instituições de ensino superior brasileiras como um instrumento unificado pertinente de (auto)avaliação da internacionalização.

Keywords : INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AUTOAVALIAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )