SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78INDICADORES DE MATRÍCULAS DEL PÚBLICO-META DE LA EDUCACIÓN ESPECIAL EN EL ESTADO DE SAN PABLOCONTORNOS DEL ESTADO EVALUADOR EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

AMORIM, GABRIEL BRITO  y  FINARD, KYRIA REBECA. UMA MATRIZ DE (AUTO)AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.699-722.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7381.

O estudo apresenta uma proposta de matriz de (auto)avaliação do processo de internacionalização de instituições de ensino superior, pilotada em uma universidade federal brasileira. A matriz engloba 86 indicadores, distribuídos nos três pilares da universidade, a saber, nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão, analisadas em relação às categorias Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa, sugerindo três possíveis classificações: Internacionalizada, Engajada e Emergente. Os resultados da análise da matriz sugerem que ela representa uma contribuição relevante para a (auto)avaliação das instituições de ensino superior brasileiras como um instrumento unificado pertinente de (auto)avaliação da internacionalização.

Palabras clave : INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AUTOAVALIAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )