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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

AMORIM, GABRIEL BRITO  e  FINARD, KYRIA REBECA. UMA MATRIZ DE (AUTO)AVALIAÇÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.699-722.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7381.

O estudo apresenta uma proposta de matriz de (auto)avaliação do processo de internacionalização de instituições de ensino superior, pilotada em uma universidade federal brasileira. A matriz engloba 86 indicadores, distribuídos nos três pilares da universidade, a saber, nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão, analisadas em relação às categorias Política Linguística, Mobilidade Acadêmica e Internacionalização em Casa, sugerindo três possíveis classificações: Internacionalizada, Engajada e Emergente. Os resultados da análise da matriz sugerem que ela representa uma contribuição relevante para a (auto)avaliação das instituições de ensino superior brasileiras como um instrumento unificado pertinente de (auto)avaliação da internacionalização.

Palavras-chave : INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; MÉTODOS DE AUTOAVALIAÇÃO.

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