SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número78UNA MATRIZ DE (AUTO)EVALUACIÓN DE LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASILUN ANÁLISIS DE LOS RESULTADOS EDUCACIONALES DE LOS ESTADOS BRASILEÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SCHNEIDER, MARILDA PASQUAL  y  RIBEIRO, ELINA RENILDE DE OLIVEIRA. CONTORNOS DO ESTADO AVALIADOR NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.723-741.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7096.

Este texto tem por objetivo discutir alguns aspectos relacionados às conformações do Estado Avaliador no Brasil pela análise da evolução histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No plano teórico-conceitual, evidencia relações entre as reconfigurações globais do papel do Estado, os modos de regulação da administração pública que emergem em consonância a essas reconfigurações, o conceito de governança e a constituição de um determinado modelo de Estado Avaliador. O estudo assume uma perspectiva explanatória fundamentada na análise da política educacional e de seus mecanismos fundamentais, para o que se vale de levantamento e análise de portarias e de um decreto promulgados pelos órgãos de regulação do Saeb, no período compreendido entre 1994 e 2020.

Palabras clave : ESTADO AVALIADOR; SISTEMA DE AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ACCOUNTABILITY.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )