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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ALVES, PEDRO JORGE HOLANDA; ARAUJO, JEVUKS MATHEUS; FRIO, GUSTAVO SARAIVA  e  CORDEIRO, LYVIA CABRAL. UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS DOS ESTADOS BRASILEIROS. Est. Aval. Educ. [online]. 2020, vol.31, n.78, pp.742-775.  Epub 09-Jun-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v31i78.7073.

O objetivo deste trabalho é analisar os indicadores da qualidade educacional dos estados brasileiros entre os anos de 2007 e 2017, bem como apresentar uma medida de eficiência técnica para eles. Utilizou-se o método de fronteira estocástica para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, encontrando evidências que favorecem a importância da qualificação do docente e do tamanho da turma para melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O estudo também mostra que a estrutura escolar obteve resultados negativos para o desempenho no ensino médio e que as escolas responsáveis pelos anos finais do ensino fundamental foram eficientes na realização do gasto, enquanto o ensino médio apresentou ineficiência dos gastos públicos estaduais em educação.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; INDICADORES EDUCACIONAIS; EFICIÊNCIA; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

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