SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: OPORTUNIDADE DE RECRIAR A ESCOLAA NOVA FACE DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MARTINS, MARCUS LEONARDO BOMFIM  e  GABRIEL, CARMEN TERESA. AVALIAÇÃO EM TEMPOS PANDÊMICOS: SENTIDOS DE APRENDIZAGEM EM NEGOCIAÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08342.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8342.

Este artigo problematiza os efeitos do contexto pandêmico sobre os processos de significação da interface avaliação-aprendizagem, percebida como um elemento incontornável nas disputas por sentidos de “escola democrática”. A partir de uma abordagem discursiva, inscrita na pauta pós-fundacional, exploram-se documentos normativos produzidos pelas secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e de Minas Gerais que tratam da educação no contexto da pandemia de covid-19. As análises apontam a hibridização de tradições e traduções no que diz respeito à interface citada, com acirramento da negociação entre sentidos de aprendizagem em perspectiva de aquisição de algo externo ao sujeito que aprende e como resposta particular desse mesmo sujeito.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; SABER; PANDEMIA; COVID-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )