SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EVALUATION IN PANDEMIC TIMES: MEANINGS OF LEARNING IN NEGOTIATIONINSTITUTIONAL EVALUATION AND MANAGEMENT IN/OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN THE MIDST OF COVID-19 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VARGAS, HUSTANA MARIA  and  ZUCCARELLI, CAROLINA. A NOVA FACE DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08282.  Epub Dec 11, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8282.

Mediante a expansão da educação terciária, especialmente da modalidade a distância, e com base no debate sobre a desagregação profissional, a pesquisa oferece uma proposta de aprimoramento do Censo da Educação Superior. Discute o estado da arte das informações sobre os docentes por meio dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação e apresenta hipóteses para a invisibilidade dos tutores no Censo. Os resultados indicam poucas informações sobre as condições de atuação docente, especialmente para os tutores, profissionais que exercem a função de mediação no processo de ensino e aprendizagem e que constituem a principal força profissional na educação a distância. Conclui que o maior detalhamento sobre o trabalho docente é um passo essencial para a qualidade da educação superior.

Keywords : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; TUTOR.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )