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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

VARGAS, HUSTANA MARIA  y  ZUCCARELLI, CAROLINA. A NOVA FACE DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA DE REVISÃO DO CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08282.  Epub 11-Dic-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8282.

Mediante a expansão da educação terciária, especialmente da modalidade a distância, e com base no debate sobre a desagregação profissional, a pesquisa oferece uma proposta de aprimoramento do Censo da Educação Superior. Discute o estado da arte das informações sobre os docentes por meio dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação e apresenta hipóteses para a invisibilidade dos tutores no Censo. Os resultados indicam poucas informações sobre as condições de atuação docente, especialmente para os tutores, profissionais que exercem a função de mediação no processo de ensino e aprendizagem e que constituem a principal força profissional na educação a distância. Conclui que o maior detalhamento sobre o trabalho docente é um passo essencial para a qualidade da educação superior.

Palabras clave : EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR; AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO; TUTOR.

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