SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32THE NEW FACE OF TEACHING: A PROPOSAL FOR A REVIEW OF THE CENSUS OF HIGHER EDUCATIONEMERGENCY REMOTE INSTRUCTION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: EXPERIENCE IN PRIVATE SCHOOLS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

LOUZADA, VIRGÍNIA; AMANCIO, CRISTIANE  and  ROSSATO, BRUNO. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A GESTÃO NA/DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM MEIO À COVID-19. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08247.  Epub Dec 11, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8247.

Este ensaio discute os processos de avaliação numa perspectiva da gestão democrática e participativa com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Buscou-se compreender como as concepções presentes nos discursos e fazeres docentes traduzem-se em práticas pedagógicas que possibilitem experiências significativas às crianças menores de seis anos. Para tanto, utilizou-se a avaliação institucional como caminho formativo para que as docentes e os gestores pudessem refletir sobre suas ações naquele contexto, gerando a qualificação das práticas. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento na instituição e evidenciam a potência da avaliação para a formação continuada de professores.

Keywords : EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL; GESTÃO DEMOCRÁTICA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )