Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
BARRICHELLO, ALCIDES; KANAANE, ROBERTO; PAMBOUKIAN, SÉRGIO e QUEIROZ, LUCILEILA DO ROSÁRIO. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS: DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08254. Epub 21-Dez-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254.
Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, procura refletir sobre os métodos avaliativos utilizados antes e durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19, utilizando uma rede pública de instituições de ensino superior profissional do estado de São Paulo como objeto de estudo. A partir do referencial teórico e do questionário enviado aos docentes e gestores da rede, a percepção dos respondentes acerca da avaliação do processo de aprendizagem dos alunos das graduações tecnológicas, em comparação a procedimentos utilizados antes das medidas de isolamento, sugere a necessidade de revisão sobre a prevalência de conteúdos a serem avaliados e reflexão sobre a mensuração dos resultados esperados dos alunos de cursos superiores de educação profissional.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; ENSINO PROFISSIONAL; FORMAÇÃO PROFISSIONAL.