SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS PRIVADASAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BARRICHELLO, ALCIDES; KANAANE, ROBERTO; PAMBOUKIAN, SÉRGIO  e  QUEIROZ, LUCILEILA DO ROSÁRIO. AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS: DESAFIOS DURANTE A PANDEMIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08254.  Epub 21-Dez-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8254.

Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, procura refletir sobre os métodos avaliativos utilizados antes e durante o período de distanciamento social provocado pela pandemia de covid-19, utilizando uma rede pública de instituições de ensino superior profissional do estado de São Paulo como objeto de estudo. A partir do referencial teórico e do questionário enviado aos docentes e gestores da rede, a percepção dos respondentes acerca da avaliação do processo de aprendizagem dos alunos das graduações tecnológicas, em comparação a procedimentos utilizados antes das medidas de isolamento, sugere a necessidade de revisão sobre a prevalência de conteúdos a serem avaliados e reflexão sobre a mensuração dos resultados esperados dos alunos de cursos superiores de educação profissional.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO; ENSINO PROFISSIONAL; FORMAÇÃO PROFISSIONAL.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )