SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EDUCATIONAL ASSESSMENT IN TECHNOLOGICAL UNDERGRADUATE COURSES: CHALLENGES DURING THE PANDEMICLITERACY AND EVALUATION IN TIMES OF COVID-19: AN ANALYSIS WITH STUDENTS OF EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

RAMOS, ROBERTO CARLOS; SARMENTO, DIRLÉIA FANFA  and  MENEGAT, JARDELINO. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08170.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170.

O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.

Keywords : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO; ENSINO REMOTO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )