Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Estudos em Avaliação Educacional
versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X
Resumen
RAMOS, ROBERTO CARLOS; SARMENTO, DIRLÉIA FANFA y MENEGAT, JARDELINO. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08170. Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170.
O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.
Palabras clave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO; ENSINO REMOTO.