SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS GRADUAÇÕES TECNOLÓGICAS: DESAFIOS DURANTE A PANDEMIALETRAMENTO E AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DA EJA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

RAMOS, ROBERTO CARLOS; SARMENTO, DIRLÉIA FANFA  e  MENEGAT, JARDELINO. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08170.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8170.

O artigo focaliza as concepções e as práticas de professores sobre a avaliação da aprendizagem no contexto da pandemia de covid-19. Participaram do estudo de caso 77 professores que atuam nos ensinos fundamental e médio de um colégio da rede privada. As respostas ao questionário, disponibilizado on-line por meio da ferramenta Google Forms, foram categorizadas com base na Técnica de Análise de Conteúdo. Os principais resultados do estudo são: a flexibilidade para se adaptar às demandas do ensino remoto, a mudança nas concepções docentes e a busca por estratégias diferenciadas de avaliação, a dificuldade da observação e do acompanhamento individual de cada estudante, o atraso ou não devolução de trabalhos avaliativos propostos e a necessidade de formação continuada.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO; ENSINO REMOTO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )