SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32ASSESSMENT OF LEARNING IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC: TEACHING CONCEPTIONS AND PRACTICESTHE EFFECTS OF THE PANDEMIC ON INEQUALITIES OF LEARNING OPPORTUNITIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, MARCIO SERAFIM DA; SOUZA, MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE  and  MENDES NETTO, CRISTIANE. LETRAMENTO E AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DA EJA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08265.  Epub Feb 25, 2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8265.

O estudo toma como objeto de análise o acesso ao ensino remoto de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino médio, instalado em função da covid-19, e correlaciona práticas de letramento e avaliação. O material empírico foi produzido por meio de observação do grupo de WhatsApp da turma, meio de comunicação nas atividades pedagógicas não presenciais. Tomam-se como referência estudos sobre letramento, avaliação e tecnologia, para a análise das práticas de letramento e de como nelas se engendra a avaliação escolar. Os resultados mostram que nas práticas de letramento se encontram tensionadas as razões de vida de estudantes da EJA e as lógicas escolares, sobressaindo nessas lógicas os aspectos regulatórios e predominando uma avaliação técnica e somativa, em detrimento dos aspectos formativos.

Keywords : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; AVALIAÇÃO; LETRAMENTO DIGITAL; ENSINO PELA INTERNET.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )