SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EVALUACIÓN DEL APRENDIZAJE EN EL MARCO DE LA PANDEMIA: CONCEPCIONES Y PRÁCTICAS DOCENTESLA PANDEMIA Y LAS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN INFANTIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, MARCIO SERAFIM DA; SOUZA, MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE  y  MENDES NETTO, CRISTIANE. LETRAMENTO E AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DA EJA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08265.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8265.

O estudo toma como objeto de análise o acesso ao ensino remoto de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino médio, instalado em função da covid-19, e correlaciona práticas de letramento e avaliação. O material empírico foi produzido por meio de observação do grupo de WhatsApp da turma, meio de comunicação nas atividades pedagógicas não presenciais. Tomam-se como referência estudos sobre letramento, avaliação e tecnologia, para a análise das práticas de letramento e de como nelas se engendra a avaliação escolar. Os resultados mostram que nas práticas de letramento se encontram tensionadas as razões de vida de estudantes da EJA e as lógicas escolares, sobressaindo nessas lógicas os aspectos regulatórios e predominando uma avaliação técnica e somativa, em detrimento dos aspectos formativos.

Palabras clave : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; AVALIAÇÃO; LETRAMENTO DIGITAL; ENSINO PELA INTERNET.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )