Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
SILVA, MARCIO SERAFIM DA; SOUZA, MARIA CELESTE REIS FERNANDES DE e MENDES NETTO, CRISTIANE. LETRAMENTO E AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DA EJA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08265. Epub 25-Fev-2022. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8265.
O estudo toma como objeto de análise o acesso ao ensino remoto de uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino médio, instalado em função da covid-19, e correlaciona práticas de letramento e avaliação. O material empírico foi produzido por meio de observação do grupo de WhatsApp da turma, meio de comunicação nas atividades pedagógicas não presenciais. Tomam-se como referência estudos sobre letramento, avaliação e tecnologia, para a análise das práticas de letramento e de como nelas se engendra a avaliação escolar. Os resultados mostram que nas práticas de letramento se encontram tensionadas as razões de vida de estudantes da EJA e as lógicas escolares, sobressaindo nessas lógicas os aspectos regulatórios e predominando uma avaliação técnica e somativa, em detrimento dos aspectos formativos.
Palavras-chave : EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS; AVALIAÇÃO; LETRAMENTO DIGITAL; ENSINO PELA INTERNET.