SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32LETRAMENTO E AVALIAÇÃO EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DA EJAO DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

KOSLINSKI, MARIANE CAMPELO  e  BARTHOLO, TIAGO LISBOA. A PANDEMIA E AS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08314.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8314.

O artigo discute os efeitos da pandemia de covid-19 nas oportunidades de aprendizagem de crianças matriculadas na pré-escola no contexto brasileiro. Apresentam-se resultados preliminares de uma pesquisa em andamento sobre uma amostra de 77 escolas das redes pública, conveniada e privada, em duas cidades, e 2.070 crianças. Utilizam-se dados coletados com a aplicação de questionários aos professores e responsáveis para mapear as estratégias pedagógicas e de comunicação das escolas com as famílias e o ambiente de aprendizagem em casa de famílias de diferentes perfis socioeconômicos. Os resultados mostram desigualdades de acesso às oportunidades de aprendizagem e possíveis implicações para a ampliação das desigualdades educacionais no início da escolarização obrigatória.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; COVID-19; OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS; DESIGUALDADES SOCIOEDUCACIONAIS.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )