SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32LA PANDEMIA Y LAS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN INFANTILÉTICA EN LA EVALUACIÓN DE LENGUAS ADICIONALES: DE LA ACTITUD DEL PROFESOR AL INSTRUMENTO DE EVALUACIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

EYNG, ANA MARIA; SILVA, JÉSSICA ADRIANE PIANEZZOLA DA; VELOSO, TALITA QUINSLER  y  PASSOS, ANA CAROLINA RAMOS. O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08212.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8212.

No texto, objetivamos discutir o direito à educação em diálogo com percepções sobre procedimentos de ensino e avaliação no contexto da pandemia. O trabalho, com abor- dagem qualitativa, dialoga com argumentos bibliográficos, documentais e empíricos. Os dados procedem de cinco países da América Latina, com a participação de 512 estudantes e 157 educadores da educação básica. Os resultados demonstram a fragilidade da garantia do direito à educação, que se evidencia nas concepções conservadoras, com ênfase em estratégias regulatórias, em detrimento das possibilidades de emancipação. A emancipação se desenvolve como resultante de processos participativos, ainda praticamente ausentes quando o assunto é a avaliação na educação básica.

Palabras clave : EDUCAÇÃO BÁSICA; DIREITO À EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; COVID-19.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )