SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32A PANDEMIA E AS DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTILÉTICA NA AVALIAÇÃO DE LÍNGUAS ADICIONAIS: DA POSTURA DOCENTE AO INSTRUMENTO AVALIATIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

EYNG, ANA MARIA; SILVA, JÉSSICA ADRIANE PIANEZZOLA DA; VELOSO, TALITA QUINSLER  e  PASSOS, ANA CAROLINA RAMOS. O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08212.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8212.

No texto, objetivamos discutir o direito à educação em diálogo com percepções sobre procedimentos de ensino e avaliação no contexto da pandemia. O trabalho, com abor- dagem qualitativa, dialoga com argumentos bibliográficos, documentais e empíricos. Os dados procedem de cinco países da América Latina, com a participação de 512 estudantes e 157 educadores da educação básica. Os resultados demonstram a fragilidade da garantia do direito à educação, que se evidencia nas concepções conservadoras, com ênfase em estratégias regulatórias, em detrimento das possibilidades de emancipação. A emancipação se desenvolve como resultante de processos participativos, ainda praticamente ausentes quando o assunto é a avaliação na educação básica.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO BÁSICA; DIREITO À EDUCAÇÃO; AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM; COVID-19.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )