SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32ÉTICA EN LA EVALUACIÓN DE LENGUAS ADICIONALES: DE LA ACTITUD DEL PROFESOR AL INSTRUMENTO DE EVALUACIÓNSISTEMA DE EVALUACIÓN DE LA EDUCACIÓN BÁSICA: REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

IRALA, VALESCA BRASIL  y  MENA, LIZIANE PADILHA. AVALIAÇÃO DISCENTE NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07107.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7107.

Neste artigo, buscamos diagnosticar as formas de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e questões relacionadas e identificar possíveis indícios de inovações avaliativas emergentes em um campus de uma universidade pública do Sul do Brasil no âmbito de cursos de engenharias e licenciaturas na perspectiva de docentes. Assim, por meio da análise de planos de ensino semestrais e entrevistas com 11 docentes da instituição, com base na abordagem qualitativa, os resultados indicam que a prova ainda é descrita como o instrumento de maior peso entre os demais. Também, observamos a busca constante dos docentes por formas inovadoras de avaliar, concluindo que as mudanças são possíveis e necessárias no campo da avaliação discente, de forma que esta pesquisa mostra o início de um percurso de novas percepções.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO SUPERIOR; INOVAÇÃO EDUCACIONAL; INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )