SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EVALUACIÓN ESTUDIANTIL EN LA PERCEPCIÓN DE DOCENTES DE LA EDUCACIÓN SUPERIORACCOUNTABILITY EDUCATIVA: SENTIDOS DISCURSIVOS EN ANÁLISIS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE; SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES  y  SANTOS, WAGNER DOS. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07839.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7839.

Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura adequada às recomendações Prisma, utilizando o descritor “Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb). As buscas foram realizadas nas bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO, sem delimitação temporal. Foram selecionados 11 artigos, classificados em três categorias que discutem a origem do Saeb mediante as reformas educacionais da década de 1990, o Saeb enquanto política de responsabilização (accountability) e os fatores associados aos resultados do Saeb. Evidenciou-se que seu papel e desempenho como política de avaliação é amplamente criticado. Em contrapartida, nota-se a escassez de estudos que discutem novas possibilidades para avaliar a qualidade da educação básica, constituindo um campo aberto para discussões no ambiente acadêmico.

Palabras clave : SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO; REVISÃO DE LITERATURA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )