SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32AVALIAÇÃO DISCENTE NA PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIORACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: SENTIDOS DISCURSIVOS EM ANÁLISE índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SOARES, TALITA EMIDIO ANDRADE; SOARES, DENILSON JUNIO MARQUES  e  SANTOS, WAGNER DOS. SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07839.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7839.

Neste artigo foi realizada uma revisão sistemática da literatura adequada às recomendações Prisma, utilizando o descritor “Sistema de Avaliação da Educação Básica” (Saeb). As buscas foram realizadas nas bases de dados Scopus, Web of Science e SciELO, sem delimitação temporal. Foram selecionados 11 artigos, classificados em três categorias que discutem a origem do Saeb mediante as reformas educacionais da década de 1990, o Saeb enquanto política de responsabilização (accountability) e os fatores associados aos resultados do Saeb. Evidenciou-se que seu papel e desempenho como política de avaliação é amplamente criticado. Em contrapartida, nota-se a escassez de estudos que discutem novas possibilidades para avaliar a qualidade da educação básica, constituindo um campo aberto para discussões no ambiente acadêmico.

Palavras-chave : SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA; POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO; REVISÃO DE LITERATURA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )