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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
OLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE e SANTOS, ANA LÚCIA FÉLIX DOS. ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: SENTIDOS DISCURSIVOS EM ANÁLISE. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07946. Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7946.
O trabalho discute os sentidos do termo accountability em educação a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) presente em estudos acadêmicos que se dedicaram a pesquisar políticas de avaliação no Brasil e sua relação com esse termo. Os resultados revelaram discursos heterogêneos quanto à tradução de accountability, mas constatou--se uma polarização que traduz o termo ora como prestação de contas, ora como responsabilização, sendo este último sentido encontrado mais recorrentemente. A expressão analisada assume uma representação social negativa ao ser associada à responsabilização dos profissionais da educação pelos resultados das avaliações em larga escala e vinculada à responsabilização, de forma mais direta e explícita, aos programas de incentivos salariais.
Palavras-chave : POLÍTICA EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ACCOUNTABILITY.