SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURAA EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENEM: UM ESTUDO ANALÍTICO DE CONTEÚDO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

OLIVEIRA, MARIA ANGELA ALVES DE  e  SANTOS, ANA LÚCIA FÉLIX DOS. ACCOUNTABILITY EDUCACIONAL: SENTIDOS DISCURSIVOS EM ANÁLISE. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07946.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7946.

O trabalho discute os sentidos do termo accountability em educação a partir da Análise Crítica do Discurso (ACD) presente em estudos acadêmicos que se dedicaram a pesquisar políticas de avaliação no Brasil e sua relação com esse termo. Os resultados revelaram discursos heterogêneos quanto à tradução de accountability, mas constatou--se uma polarização que traduz o termo ora como prestação de contas, ora como responsabilização, sendo este último sentido encontrado mais recorrentemente. A expressão analisada assume uma representação social negativa ao ser associada à responsabilização dos profissionais da educação pelos resultados das avaliações em larga escala e vinculada à responsabilização, de forma mais direta e explícita, aos programas de incentivos salariais.

Palavras-chave : POLÍTICA EDUCACIONAL; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ACCOUNTABILITY.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )