SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32RENATO CAPHYSICAL EDUCATION IN THE EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: AN ANALYTICAL STUDYGLOBAL EVALUATION OF BRAZILIAN MEDICAL EDUCATION: INTERESTS OF THE ACTORS INVOLVED author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

CANCADO, NATÁLIA FRANCINE COSTA  and  CORREA, BIANCA CRISTINA. AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA MUNICIPAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07719.  Epub July 21, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7719.

Neste artigo buscamos discutir a interface entre avaliação e qualidade, tendo em vista a participação como pressuposto indispensável do processo avaliativo. Para tanto, este estudo buscou compreender os aspectos constituintes de uma proposta de avaliação no contexto da educação infantil desenvolvida nas pré-escolas de um município paulista. Com base na legislação, nos documentos e na literatura específica sobre avaliação no âmbito da educação infantil, apresentamos algumas discussões acerca do processo avaliativo realizado pelo município, procurando problematizar a avaliação enquanto possibilidade de participação na definição de indicadores de qualidade significativos e legitimados pelo coletivo que permitam o desenvolvimento de um projeto educativo autêntico.

Keywords : AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL; PARTICIPAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )