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Estudos em Avaliação Educacional
versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X
Resumo
CANCADO, NATÁLIA FRANCINE COSTA e CORREA, BIANCA CRISTINA. AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA MUNICIPAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07719. Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X. https://doi.org/10.18222/eae.v32.7719.
Neste artigo buscamos discutir a interface entre avaliação e qualidade, tendo em vista a participação como pressuposto indispensável do processo avaliativo. Para tanto, este estudo buscou compreender os aspectos constituintes de uma proposta de avaliação no contexto da educação infantil desenvolvida nas pré-escolas de um município paulista. Com base na legislação, nos documentos e na literatura específica sobre avaliação no âmbito da educação infantil, apresentamos algumas discussões acerca do processo avaliativo realizado pelo município, procurando problematizar a avaliação enquanto possibilidade de participação na definição de indicadores de qualidade significativos e legitimados pelo coletivo que permitam o desenvolvimento de um projeto educativo autêntico.
Palavras-chave : AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL; PARTICIPAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.