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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

CANCADO, NATÁLIA FRANCINE COSTA  e  CORREA, BIANCA CRISTINA. AVALIAÇÃO, QUALIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA MUNICIPAL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07719.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7719.

Neste artigo buscamos discutir a interface entre avaliação e qualidade, tendo em vista a participação como pressuposto indispensável do processo avaliativo. Para tanto, este estudo buscou compreender os aspectos constituintes de uma proposta de avaliação no contexto da educação infantil desenvolvida nas pré-escolas de um município paulista. Com base na legislação, nos documentos e na literatura específica sobre avaliação no âmbito da educação infantil, apresentamos algumas discussões acerca do processo avaliativo realizado pelo município, procurando problematizar a avaliação enquanto possibilidade de participação na definição de indicadores de qualidade significativos e legitimados pelo coletivo que permitam o desenvolvimento de um projeto educativo autêntico.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO; EDUCAÇÃO INFANTIL; PARTICIPAÇÃO; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

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