SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32AVALIAÇÃO GLOBAL DO ENSINO MÉDICO BRASILEIRO: INTERESSES DOS ATORES ENVOLVIDOSINSUCESSO DE ALUNOS E ALUNAS NO EXAME DE BIOLOGIA E GEOLOGIA: ESTUDO COM PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ARIOVALDO, THAINARA CRISTINA DE CASTRO  e  NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. O SISU E A ESCOLHA PELAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06763.  Epub 21-Jul-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6763.

O objetivo deste trabalho é analisar como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) interferiu na escolha pelos cursos superiores na Universidade Federal de Viçosa, examinando principalmente as licenciaturas que tiveram maior aumento na relação candidato por vaga após a implementação desse novo mecanismo de seleção. Foram analisados, inicialmente, dados da instituição sobre a concorrência, a seletividade e a ocupação das vagas de todos os cursos do campus Viçosa-MG e, em seguida, dados recolhidos por meio da aplicação de questionários aos alunos das licenciaturas. Os resultados demonstram que o Sisu influencia as escolhas dos estudantes, tornando-as mais estratégicas, e que as desigualdades sociais e escolares continuam delimitando as escolhas que são possíveis para cada candidato.

Palavras-chave : PROCESSO SELETIVO; ACESSO À EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO SUPERIOR; LICENCIATURA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )