SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32SISU AND THE CHOICE OF DEGREE PROGRAMS AT THE UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSAPOLICIES FOR TEACHER TRAINING AND COURSE REGULATION IN PORTUGAL AND BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

LOPES, TERESA  and  PRECIOSO, JOSÉ. INSUCESSO DE ALUNOS E ALUNAS NO EXAME DE BIOLOGIA E GEOLOGIA: ESTUDO COM PROFESSORES. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e06848.  Epub Nov 01, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.6848.

O insucesso no exame de Biologia e Geologia em Portugal é muito elevado e tem grande repercussão no prosseguimento de estudos. Esta investigação qualitativa pretendeu averiguar: 1) perceções de professores e professoras sobre as causas de insucesso no exame em função do sexo; 2) opiniões sobre as características da prova; 3) medidas promotoras de sucesso. Recolheram-se dados através de entrevista semidirigida a 15 professores que atribuem o insucesso ao facto de existir exame, às suas características e a dificuldades dos alunos. Sugerem como medidas promotoras de sucesso: redução do programa da disciplina e adequação do grau de dificuldade da prova aos alunos. Os docentes do sexo masculino mostram-se mais preocupados com o insucesso dos rapazes.

Keywords : AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR; AVALIAÇÃO EXTERNA; EXAME; GÊNERO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )