SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32FAILURE OF MALE AND FEMALE STUDENTS IN THE BIOLOGY AND GEOLOGY EXAM: STUDY WITH TEACHERSIMPACTS OF UNDERGRADUATE RESEARCH SCHOLARSHIPS ON STUDENT PERFORMANCE ON THE ENADE 2015-2017 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

GOMES, SUZANA DOS SANTOS; FERNANDES, DOMINGOS  and  SOUSA, SANDRA ZÁKIA. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08437.  Epub Nov 01, 2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437.

Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.

Keywords : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PORTUGAL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )