SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32FRACASO DE ALUMNOS Y ALUMNAS EN LOS EXÁMENES DE BIOLOGÍA Y GEOLOGÍA: ESTUDIO CON PROFESORESIMPACTOS DE LA INICIACIÓN CIENTÍFICA SOBRE EL DESEMPEÑO ESTUDANTIL EN EL ENAD 2015-2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GOMES, SUZANA DOS SANTOS; FERNANDES, DOMINGOS  y  SOUSA, SANDRA ZÁKIA. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08437.  Epub 01-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437.

Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.

Palabras clave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PORTUGAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )