SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32INSUCESSO DE ALUNOS E ALUNAS NO EXAME DE BIOLOGIA E GEOLOGIA: ESTUDO COM PROFESSORESIMPACTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O DESEMPENHO ESTUDANTIL NO ENADE 2015-2017 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

GOMES, SUZANA DOS SANTOS; FERNANDES, DOMINGOS  e  SOUSA, SANDRA ZÁKIA. POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REGULAÇÃO DE CURSOS EM PORTUGAL E NO BRASIL. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08437.  Epub 01-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8437.

Esta pesquisa investigou as políticas de formação inicial de professores articuladas às políticas de avaliação de curso implementadas em Portugal e no Brasil nas últimas décadas. Trata-se de uma pesquisa descritivo-analítica de abordagem qualitativa cuja fonte de dados envolveu revisão de literatura, pesquisa documental e entrevistas com professores pesquisadores da área. Os resultados revelaram que a formação inicial de professores tem se configurado de modo complexo nos dois países, em virtude das políticas educacionais efetivadas. Desse modo, a formação docente também foi considerada política essencial para o desenvolvimento da qualidade nos sistemas educacionais.

Palavras-chave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; PORTUGAL.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )