SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32IMPACTOS DE LA INICIACIÓN CIENTÍFICA SOBRE EL DESEMPEÑO ESTUDANTIL EN EL ENAD 2015-2017IMPACTO DEL TRABAJO DE NIÑOS Y JÓVENES EN EL DESEMPEÑO ESCOLAR PARA EL BRASIL URBANO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

LIMA, CARMEN LUCIA DE SOUSA  y  SILVA, MARCELO SOARES PEREIRA DA. AVALIAÇÃO EXTERNA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08321.  Epub 25-Feb-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8321.

O presente artigo analisa a relação entre a gestão da política de avaliação na educação infantil no município de Teresina, Piauí, e a lógica da meritocracia dessa política. O estudo recorreu à pesquisa bibliográfica e documental e, complementarmente, à utilização da entrevista semiestruturada para coleta de dados sobre a realidade investigada. A partir da compreensão de que a realidade local se articula e exige uma visão de totalidade, são discutidos os modelos de gestão na perspectiva gerencial, que orientam a reforma do Estado tanto em âmbito nacional quanto municipal em Teresina. Nesse contexto, reproduzem-se, também na gestão da educação infantil de Teresina, os modelos de gestão orientados pelo gerencialismo, a accountability e a Nova Gestão Pública.

Palabras clave : POLÍTICA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO EXTERNA.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )