SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32IMPACTOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O DESEMPENHO ESTUDANTIL NO ENADE 2015-2017IMPACTO DO TRABALHO INFANTOJUVENIL NO DESEMPENHO ESCOLAR PARA O BRASIL URBANO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LIMA, CARMEN LUCIA DE SOUSA  e  SILVA, MARCELO SOARES PEREIRA DA. AVALIAÇÃO EXTERNA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e08321.  Epub 25-Fev-2022. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.8321.

O presente artigo analisa a relação entre a gestão da política de avaliação na educação infantil no município de Teresina, Piauí, e a lógica da meritocracia dessa política. O estudo recorreu à pesquisa bibliográfica e documental e, complementarmente, à utilização da entrevista semiestruturada para coleta de dados sobre a realidade investigada. A partir da compreensão de que a realidade local se articula e exige uma visão de totalidade, são discutidos os modelos de gestão na perspectiva gerencial, que orientam a reforma do Estado tanto em âmbito nacional quanto municipal em Teresina. Nesse contexto, reproduzem-se, também na gestão da educação infantil de Teresina, os modelos de gestão orientados pelo gerencialismo, a accountability e a Nova Gestão Pública.

Palavras-chave : POLÍTICA EDUCACIONAL; EDUCAÇÃO INFANTIL; AVALIAÇÃO EXTERNA.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )