SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32EVALUACIÓN EXTERNA Y GESTIÓN DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN EL MUNICIPIO DE TERESINA, PIAUÍCAMINOS RECORRIDOS EN TRES DÉCADAS DE EVALUACIÓN EN GRAN ESCALA EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MATTEI, TAÍSE FÁTIMA  y  CUNHA, MARINA SILVA DA. IMPACTO DO TRABALHO INFANTOJUVENIL NO DESEMPENHO ESCOLAR PARA O BRASIL URBANO. Est. Aval. Educ. [online]. 2021, vol.32, e07159.  Epub 23-Nov-2021. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v32.7159.

Este artigo avalia o impacto do trabalho infantojuvenil no desempenho escolar, utilizando como base de dados o Saeb de 2017 para alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, com estratificações por regiões geográficas e gênero, e como estratégia de estimação o Propensity Score Matching. Constatou-se que o trabalho infantojuvenil afetou mais negativamente as notas de Português do que as de Matemática; seu impacto negativo sobre o desempenho escolar foi maior em alunos do 5º ano, indicando ser mais prejudicial nos primeiros anos; e seu efeito negativo foi similar entre as regiões, sendo menor o desempenho escolar no Norte e Nordeste. As evidências sugerem, assim, que o trabalho infantojuvenil ainda é uma realidade no Brasil e pode prejudicar os investimentos em capital humano.

Palabras clave : TRABALHO INFANTIL; AVALIAÇÃO; PROPENSITY SCORE MATCHING; IMPACTO SOCIAL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )